8 dicas de segurança
Dicas | Bruno Figueiredo | 20/08/2017





Com a expansão e popularização da internet passamos a realizar diversas tarefas “críticas” na rede. Tarefas envolvendo informações sigilosas, como operações bancárias, declaração de impostos, compartilhamento de dados pessoais e etc.  Consequentemente, aumentaram o número de fraudes que visam atingir os usuários da internet.

Para que você possa navegar e realizar suas tarefas com maior segurança, preparei essas 8 dicas simples que poderão te livrar de muito estresse. Vamos lá:

1 – Mantenha instalado e atualizado um bom software antivírus. Esses softwares recebem atualizações quase que diárias e possuem em suas bases de dados informações sobre os vírus e ataques mais comuns.

2 – Sempre use o scanner do seu antivírus para verificar downloads realizados. Isso é importante porque grande parte dos vírus que podem ser instalados no seu computador vem camuflados em arquivos que você baixa. Vale lembrar que mesmo arquivos de fotos e áudio podem conter vírus.

3 – Mantenha seu sistema operacional sempre atualizado. Essa é importante e muito negligenciada. Acredite, a empresa que lhe vendeu o sistema operacional não trabalharia em tantas atualizações de segurança se elas não fossem realmente necessárias.

4 – Nunca compartilhe suas senhas (seja de banco, redes sociais, etc.) com ninguém.

5 – Sempre verifique a URL dos sites que você acessa. Alguns criminosos criam sites falsos com a aparência igual à dos sites originais e hospedam em URLs semelhantes a fim de roubar seus dados de login. Por exemplo: para roubar seus dados, um criminoso poderia criar uma página de login igual à do site www.guid.com.br e hospedar na URL www.gu1d.com.br. Um usuário desatento poderia fazer login e ter suas informações roubadas.

Atenção: essa técnica é muito, muito usada para roubar dados bancários. Fique atento.

6 – Sempre desconfie de ofertas “boas demais”. É comum recebermos e-mails com promoções extremas ou com informações de que você ganhou algum prêmio de um site que você nunca acessou. Não dê muita credibilidade a isso.

7 – Evite acessar sites de bancos de computadores públicos. Computadores públicos costumam ter vírus que podem facilmente roubar suas informações.

8 – Use o modo privativo dos navegadores. Esse modo exclui todas as informações dos sites que você acessou, bem como as sessões abertas, quando o navegador é fechado. Ele também não armazena suas senhas, cookies nem histórico.

Para acessar o modo privativo no Internet Explorer ou no Firefox use o atalho CTRL + P. no Google Chrome use CTRL + N.

Obs.: Usar o modo privativo, apesar de muito útil, não elimina a necessidade de usar as dicas anteriores.

Conclusão

Se você colocar em prática todas as essas dicas, certamente terá uma experiência muito mais segura quando acessar a internet.

Lembre-se de deixar o seu Like e de enviar esse artigo para todos os seus amigos, assim você estará nos ajudando e nos incentivando a manter esse projeto.




Comentários